Gerentes de TI e CIOs de médias empresas conhecem a tarefa: Aplicações e ambientes antigos de TI que embora sejam cada vez menos usados, devem ser operados no Data Center.
Um estudo recente mostra, por exemplo, que muitas empresas que usam SharePoint, estão agora operando 2 ou 3 versões diferentes de SharePoint e várias farms. Todos estão falando de SharePoint 2013, SharePoint Online/Office 365 e o novo SharePoint 2016 - mas atualmente farms antigas de SharePoint 2007 e 2010 ainda representam custos elevados.
O problema central das plataformas de legados é o aumento incessante dos custos para se manter elas em operação. Hardwares antigos, sistemas operacionais antigos e softwares de backups antigos tem manutenção cara. Contratos de suporte e manutenção, se ainda vigentes, são também muito caros.
Mas o que fazer com os fluxos de trabalho, desenvolvimentos in-house e todos os dados que foram acumulados no SharePoint 2007 ou 2010?
A solução para essas e outras aplicações de legados pode ser uma migração para Nuvem Privada Virtual.
O mesmo se impõe a aplicações implementadas e que rodam em Windows Server 2003 ou SQL Server 2005. O suporte da Microsoft para esses servidores acabou. Uma migração é geralmente difícil e cara, então não vale a pena. Mas desligá-los também não é uma opção válida para muitos, devido a possiblidade de haver dados importantes de referência neles, que embora utilizados por poucos usuários, deve ser mantido por 5 ou 10 anos. O risco de plataformas legacy surge aqui: Os fabricantes não oferecem mais suporte nem patches. O time de Admin geralmente não possui o know-how para continuar no cuidado de sistemas antigos. O que fazer com o risco que surge nos relatórios?
Outra plataforma de legado também frequentemente usada é o Lotus Notes/Domino. Nos anos 90 muitas aplicações de workflow eram usadas no formato de base de dados do Notes, emails eram gerenciados com ele e a plataforma Lotus Notes servia todos os usuários em operação internos da empresa. Em meados de 2000, muitas empresas padronizaram o ambiente de email com Exchange e Outlook. Os que seguiram com Lotus Notes geralmente foram pequenos grupos de usuários e muitos usuários de aplicações de workflow, para os quais uma mudança (novo desenvolvimento em distinta plataforma, por exemplo) não é uma opção válida.